Recomendamos

Recomendamos

Recomendamos



Recomendamos

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que significa TP do Canal?



TP do canal, ou transponder do canal, está relacionado a qual frequência de transmissão do satélite em que está localizado determinado canal.
Para que você entenda melhor como os transponders funcionam, vamos explicar de uma forma bastante simplificada.
Assim como as rádios, os satélites transmitem os seus canais de tv e outros tipos de informações através de faixas de frequências, e assim como a rádio usa faixas de frequências diferentes, como AM e FM, os satélites também dividem as suas faixas de transmissão entre Banda C, Banda KU e outras de menor importância para a recepção de tv via satélite.
A Banda C transmite na faixa de frequência entre 3,4 e 4,2 GHz, ou 3400 a 4200 MHz.
Já a Banda KU transmite na faixa de frequência entre 10,7 a 12,75 GHz, ou 10700 a 12750 MHz.
Um transponder é uma frequência fixa dentro da faixa de frequência, seja da Banda C ou da Banda KU.
Por exemplo, aqui em Goiânia a Rádio CBN transmite na frequência 97,1 MHz, pode-se comprar esta frequência usada pela CBN como um transponder no satélite.
No entanto as rádios são analógicas e transmitem apenas um canal por cada frequência, ou seja, na frequência 97,1 MHz do rádio aqui em Goiânia só tem a Rádio CBN.
A grande maioria dos satélites que nós captamos, principalmente os satélites da operadoras de tv por assinatura, transmitem de forma digital, ou seja, os canais são transmitidos como se fossem arquivos de computador, e desta maneira em cada frequência do satélite, que é também conhecida como transponder, são transmitidos vários canais ao mesmo tempo.
Dependendo do quantidade de canais em cada frequência do satélite e a resolução que se deseja transmitir para estes canais, a qualidade de imagem do canal fica melhor ou pior.
Desta maneira quando se fala do TP de um canal no satélite, o que se quer dizer é que ele está sendo transmitido em determinada frequência no satélite.
Você pode conhecer quais são as frequências e canais nos principais satélites do Brasil acessando nossas listas de TPs e Canais nos satélites clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores